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EXPOSIÇÃO

   



Projeto ‘Cultura Patrimonial – Você e as Florestas’ chega ao ensino
fundamentalda Capital Fluminense e do Grande Rio -
set/2008

Desde o início de agosto, 1.200 escolas da cidade do Rio de Janeiro e do
Grande Rio receberam os kits culturais que fazem parte do projeto Cultura
Patrimonial – Você e as Florestas. Além da distribuição de 3.100 kits culturais, contendo seis revistas Horizonte Geográfico; um “Guia de Incentivo à Leitura”, e dois pôsteres temáticos sobre florestas, o projeto realiza 14 oficinas de formação de professores, no Rio, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Mais de 500 educadores terão acesso a atividades exclusivas, quando serão orientados a trabalhar com diferentes fontes de informação no estudo de aspectos da cultura patrimonial brasileira.

Essa iniciativa foi lançada no dia 22 de agosto na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com a assinatura de carta-acordo que oficializou a parceria entre a Prefeitura, a Esso Brasileira de Petróleo, patrocinadora do projeto e a Editora Horizonte.

Ouça a opinião de Maria das Graças C. de Sá Lima da Divisão Educacional da 7° CRE e de Jurema Holperin, Diretora de Educação da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, sobre essa parceria e os kits distribuídos.

 

 

 

 

 

 

 


Acesse o blog da Divisão Educacional - jun/2008

Planos de aula, artigos e relatos de experiências desenvolvidas em oficinas de formação para professores: tudo isso faz parte do blog Horizonte Educa (http://horizonteeduca.blogspot.com), desenvolvido para trocar informações e reflexões junto aos educadores. Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, o blog traz sequências de atividades para você utilizar o especial on line que a Horizonte produziu sobre o tema. E atenção: se você é professor de ensino fundamental e quer mostrar projetos e experiências socioambientais que desenvolve em sua escola, escreva para nós – educacao@edhorizonte.com.br.

Caju e mel no Píauí - abr/2008

Cooperativismo, bioma da caatinga e geração de renda foram os temas do projeto Piauí – a Terra do Caju e do Mel, com a formação de 320 educadores da rede pública de Teresina, Picos e Oeiras (PI), em março de 2008. O interior do estado mantém empreendimentos econômicos e solidários voltados para a produção de caju e mel de abelhas, tema de reportagem Bons Negócios no Semi-Árido (Horizonte Geográfico 113).

Os educadores que participaram do projeto irão produzir aulas e outras atividades utilizando as informações que receberam nas oficinas. A maioria desses educadores já conheciam o que o Estado desenvolve – faltava trazer esse conhecimento a seus alunos. “As oficinas que realizamos ajudaram os professores a aplicar uma metodologia de abordagem das questões socioeconômicas inerentes ao Piauí dentro da sala de aula”, lembra Inmaculada Rodriguez, gerente da Divisão Educacional.
A iniciativa do projeto foi uma produção da Divisão Educacional, com a realização da Fundação Banco do Brasil e parcerias como a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), Governo do Estado do Piauí, Emater, Detran-PI e Sebrae. Clique aqui para ver o pôster que acompanha o guia de atividades desse projeto. E acesse o blog da Divisão Educacional para ler o relato sobre as oficinas clicando aqui

 




Exclusivo: assista um debate virtual sobre a Amazônia com a equipe
da Horizonte
- fev/2008

Por que Salvar a Amazônia? Esse foi o tema da videoconferência promovida pela Editora Horizonte em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, para as 90 diretorias regionais de ensino do Estado. Participaram o jornalista Sérgio Adeodato, editor da revista Horizonte Geográfico, a geógrafa Evlyn Leão de Moraes Novo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a ambientalista Adriana Imparato Cordeiro, da ong Greenpeace. A abertura do debate foi realizada por Ariovaldo da Silva Stella, representando o Centro de Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria Estadual de Educação, contando, ainda, com Peter Milko, diretor-geral da Editora, como mediador. Cerca de 2.500 educadores paulistas assistiram e alguns enviaram perguntas on line. Acesse o vídeo.